4 Tendências para as telecomunicações em 2022
O mercado das telecomunicações está em constante mutação. Refletindo-se sobretudo na forma como as inovações levam a uma necessidade de adaptação por parte de todos.
As constantes variações são, sem dúvida, uma nova realidade com a qual temos de conviver. Existindo assim uma certeza inegável – a adaptabilidade tem de fazer parte do DNA de todos, quer em contexto pessoal como profissional.
Na barpa, fazemos questão de avaliar o mercado e o contexto que nos rodeia para conseguirmos estar sempre bem preparados para os desafios que possam surgir.
Na área de telecomunicações continua a ser verificável um facto incontestável e que se tornou mais claro desde o surgimento da pandemia do coronavírus:
Investir na transformação digital deixou de ser uma opção, mas sim uma questão de sobrevivência para empresas de todos os tipos e tamanhos.
Assim, para o ajudar a poder prever o que possa surgir, queremos partilhar quais são as 4 principais tendências para as telecomunicações em 2022.
1. A tecnologia 5G e a sua aplicação mundial
Há muito se tem falado da chegada do 5G aos mercados. Por isso mesmo, este não poderia deixar de ser o primeiro ponto que destacamos como tendência para as telecomunicações em 2022.
Este vai ser o ano do avanço da tecnologia 5G a nível mundial. Apesar de alguns países já terem iniciado a sua implementação, existem muito outros que irão dar os verdadeiros primeiros passos em 2022.
A nova rede 5G representa uma melhoria na performance das telecomunicações, sobretudo na velocidade da internet, conseguindo perceber logo o seu impacto em operações diárias como, em vídeos chamadas, transmissões em direto, jogos online e até na estabilidade da conexão.
Não ficando somente pelas operações do quotidiano, ao nível da sua expressão nas empresas, a tecnologia 5G não passará despercebida. Testemunhando uma menor latência, ou seja, um menor tempo de resposta entre serviços, uma conectividade permanente e uma maior capacidade e interligação de dispositivos (até 1 milhão por km2).
Pensando ainda mais além, a tecnologia 5G irá melhorar e fazer surgir novas oportunidades de negócio em diferentes mercados, como em veículos autónomos, cidades inteligentes, telemedicina e também outros setores como o lazer e a educação.
2. FTTx e o futuro da conectividade
As redes FTTx, ou “Fiber to the X”, é uma forma genérica de no referirmos a uma arquitetura de rede estruturada através de fibra ótica.
A rede FTTx é baseada numa rede estruturada em fibra ótica que interliga os utilizadores finais (residência, prédios,…) a um ponto central, PON (Passive Optical Network), da operadora.
Deste modo, uma rede FTTx pode apresentar as seguintes formas:
• FTTA: Fiber to the antenna (até a antena)
• FTTB: Fiber to the building (até ao edifício)
• FTTC: Fiber to the curb (até a esquina, com acesso a rede de cobre com distância menor de 300m)
• FTTD: Fiber to the desk (até a mesa do usuário final)
• FTTH: Fiber to the home (até casa)
• FTTN: Fiber to the node (até a esquina, com acesso a rede de cobre com distância maior do que 300m)
É possível identificar uma quantidade de vantagens associadas à instalação de uma rede FTTx, que passamos a apresentar:
a) No que diz respeito à estabilidade da transmissão, não estando sujeitas a interferências eletromagnéticas;
b) Os custos de manutenção serem reduzidos, facilitando o controlo e a monitorização da rede.
Isto deve-se ao facto desta rede estruturada de fibra ótica obrigar a um menor uso de fibras, uma vez que as redes PON utilizam splitters (divisores óticos passivos) em vez de recorrerem aos switches (equipamento ativo), o que representa uma vantagem económica.
c) Maior alcance e capacidade da rede, uma vez que as redes GPON podem oferecer velocidade até 2,5 Gbps.
Devido a estas e outra vantagens, tem-se verificado uma maior adesão a estas soluções, o que tem levado a uma substituição por completo ou em parte da rede em cobre ou coaxial.
Caso pretenda conteúdo mais aprofundado, pode ainda fazer o download GRATUITO do nosso ebook “Solução GPON”, clique e fique a saber mais.
3. Sustentabilidade nas telecomunicações
Sim, é verdade, um dos pontos das tendências para as telecomunicações em 2022 é a sustentabilidade. Isto reflete-se sobretudo devido ao facto da sociedade se apresentar mais atenta a questões ambientais, tomando consciência de hábitos ou comportamentos que, ajustados, podem fazer toda a diferença no nosso ecossistema.
E como é que uma maior consciência de questões ambientais pode influenciar o mercado das telecomunicações?
A realidade é que o faz, e nós explicamos como:
A procura de soluções mais sustentáveis vai despoletar no mercado a necessidade de evolução, inovação e adaptação. Levando à criação de novas formas responder à procura emergente de soluções mais conscientes.
Falamos, por exemplo, do aumento da procura por redes inteligentes, dando resposta à necessidade de descarbonização. Ou a tendência do mercado por encontrar e/ou desenvolver veículos menos poluentes, como os carros elétricos e consequentemente uma necessidade de aumentar as redes de carregamento destes veículos, fazendo surgir opções mais fáceis e rápidas.
Os casos dados são alguns exemplos, mas o que se vê a acontecer é uma evolução rápida no surgimento destas necessidades.
Por isso, deixamos uma dica extra, tenha esta tendência em mente e mantenha-se atento ao mercado para poder ser dos primeiros a responder a esta necessidade.
4. A tendência para a transição de cobre para fibra ótica
Como último ponto, deixamos não só uma tendência a ser sentida em 2022 mas sim uma realidade que fará parte da transformação das telecomunicações.
Esta transformação passa pela transição da utilização de cobre para a fibra ótica. Isto acontece devido ao facto de as redes em cobre já estarem no limite de capacidade de transmissão, uma vez que estão condicionadas por vários fatores, como por exemplo a distância de transmissão, a dependência de outras equipamentos, como o caso dos ativos na rede externa, entre outros.
Estes fatores fazem aumentar os custos de operação e manutenção e tornam a rede mais sujeita a gastos posteriores à sua instalação.
Em contrapartida, uma instalação de rede estruturada com fibra ótica fornece uma largura de banda bem maior e uma grande estabilidade na transmissão. Ainda, como umas das principais vantagens destacamos ainda que uma rede estruturada em fibra ótica não apresenta necessidade de ser substituída ou atualizada por outra mais moderna durante muitos anos.
Estas são as 4 principais tendências para as telecomunicações em 2022. Aqui na barpa queremos fornecer-lhe todas as informações que consideramos importantes para uma melhor tomada de decisão. Esperamos tê-lo ajudado a analisar o ano em que entramos. Descubra mais sobre este e outros conteúdos na secção de arquivo do nosso blog.
Descubra mais conteúdo como este, aqui: Guia de como selecionar o melhor cabo
Sorry, the comment form is closed at this time.