5 Dicas sobre Gestão das Empresas em 2022

Ouvimos, vemos e lemos muito que os ambientes estão cada vez mais exigentes. É mais difícil abrir uma empresa, é mais difícil liderar uma equipa, temos que ter capacidade de adaptação, as informações mudam muito rápido, o consumidor altera de hábitos, etc. é aquilo a que chamamos o mundo VUCA – Volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Eu não vou dizer nada diferente, é de facto algo que está presente no nosso dia-a-dia, para mim o segredo é a forma como nos adaptamos. Como tal vou apresentar 5 dicas para sermos mais bem-sucedidos durante o ano 2022 a gerir as nossas empresas.

1. Uma simples mensagem de Obrigado funciona

Claro que não podia começar de outra forma. Os colaboradores são uma peça-chave para o sucesso da empresa. Como o Simon Sinek refere “Colaboradores Felizes fazem Clientes Felizes” e está no ADN do ser humano querer fazer melhor. Se tivermos um colaborador certo no local certo no momento certo ele irá fazer certamente o melhor de si diariamente e como tal é preciso agradecer pelo seu esforço e por estar a lutar pelo projeto como se dele fosse.

Para além disso todos gostamos de ser valorizados e admirados, por isso, um simples Obrigado pode ser poderoso e mágico até. E é gratuito.

2. Definir o propósito da empresa e vive-lo intensamente

Parar e perceber o real propósito pelo qual a empresa existe e o que quer atingir?

Há uma história em que uma pessoa passa por duas que estão a trabalhar, então pergunta-lhes o que estão a fazer? Um deles responde que está a fazer uma parede e o outro responde… Estamos a fazer uma Catedral!

As pessoas gostam de fazer parte de algo maior que elas, que as inspirem. Por isso é muito importante a empresa encontrar o seu propósito e vive-la intensamente em todos os momentos. O propósito da barpa é:

“Unir a humanidade através das telecomunicações atravessando gerações.”

Este propósito tem um poder especial sobre nós e torna toda a equipa uma tribo.

3. Partilhar com a equipa os objetivos futuros da empresa e o caminho que quer seguir

Depois de todos sabermos qual o propósito e o vivermos intensamente é importante envolver toda a equipa e ela se comprometer qual o caminho que a empresa quer seguir, preferencialmente 3 a 5 anos.

Dará clareza no percurso e foco no que é realmente importante para a empresa. E o caminho da equipa será feito de acordo com o que é pretendido.

Na barpa no início de cada ano juntamos a equipa toda e partilhamos onde queremos estar no futuro próximo.

 

4. Ter momentos descontraídos ao longo do ano

Para sermos bem-sucedidos e termos uma equipa de Alta Performance os momentos descontraídos são fundamentais, permitindo também conhecermos as pessoas para além do foro profissional. Aqui apresento algumas dicas que praticamos na nossa empresa:

• Quando fazemos um recorde de vendas encontramo-nos todos, petiscamos e brindamos a essa conquista da equipa

• Em todos os aniversários da empresa (fizemos 20 anos no Setembro passado) juntamos a equipa e exploramos uma cidade de Portugal com atividades e fazemos um almoço de equipa

• Há sempre um momento no ano que fazemos uma sardinhada e colocamos música para dançar!

5. Planear!

“Aquele que falha a planear está a planear falhar” – Benjamin Franklin

Planear o futuro, o ano e o trimestre são fundamentais para atingirmos resultados e assim considerarmos que atingimos o sucesso.

Definirmos o planeamento financeiro, das vendas e operacional é algo que nos vai permitir não desviar do nosso foco. Parece simples e lógico, mas é na maioria das vezes desvalorizado pelos empresários. Se não tivermos isto bem realizado entramos nos problemas do dia a dia e passamos o dia a apagar fogos.

 

Espero que este artigo o inspire para este ano 2022.

Siga a barpa no Facebook, Linkedin, Instagram, Youtube e Twitter.
Rute Araújo
Rute Araújo

CEO

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Aceda à plataforma de e-commerce exclusiva para clientes.
This is default text for notification bar
Send this to a friend