Os passos mais importantes para a construção de uma equipa de alto desempenho

As pessoas e a sua importância dentro das organizações

O sector empresarial a nível mundial continua a crescer e a criar novas empresas, start ups e novos nichos de negócio todos os dias. A principal razão deste constante desenvolvimento de novas empresas, deve-se na maior parte dos casos à necessidade de desenvolvimento económico e financeiro.  Temos que salientar, algo de comum em todas estas organizações, é que elas são criadas por pessoas. Pessoas estas que, com mais ou menos dificuldades, tiveram um sonho, e procuraram encontrar a forma mais adequada de dar respostas e soluções para os mais variados desafios e problemas que se encontram na atualidade, bem como respostas e soluções para desafios que o futuro irá trazer à sociedade que conhecemos hoje.

Uma grande percentagem destas empresas que nascem, não sobrevivem muito tempo e desaparecem. Mas existe uma quantidade que resiste às dificuldades, ultrapassa as barreiras e que consegue ser bem-sucedida.  Com a sua persistência, força de trabalho, resiliência e acreditar permanecem e começam a ganhar estrutura.  Estas empresas que realmente são bem-sucedidas, precisaram de ter líderes que estiveram disponíveis em arriscar, e que mantiveram a força mesmo nos momentos mais difíceis. Estas empresas precisam de seguir em frente com equipas fortes, que partilhem visões idênticas, precisam de criar uma estrutura mais sólida e assente em valores que acreditem.

Para perdurar no tempo, e caso a visão dos líderes seja de crescimento e evolução, terão que planear, definir a sua missão e o seu propósito, deverão seguir uma estratégia, e criar uma equipa sólida, capaz, desenvolvida e totalmente comprometida com o propósito da empresa. Dessa forma a evolução e o crescimento não terá limites.

Isto para identificar que as pessoas e as equipas continuam a ser o núcleo forte dentro das organizações. E são estas que vão alavancar o negócio e o desenvolvimento do mesmo independentemente do sector de atuação.

 

Como são constituídas as equipas de vendas no sector empresarial e o que precisam para serem bem-sucedidas e para otimizar os seus resultados

No que diz respeito à área comercial, que é a área onde tenho mais experiência, a mesma está identificada como uma área de relevância e impacto muito significativo para o sucesso das organizações. A par das novas tecnologias de informação, digitalização, investigação e desenvolvimento, criatividade, Marketing e gestão, as equipas de vendas são um tema critico dentro das organizações e é necessário perceber como deveremos atuar com as mesmas para cada vez mais festejar conquistas.

As equipas comerciais tradicionais, são aquelas que mais predominam no mercado atual das pequenas e medias empresas. Precisamos de desenvolver a terra e as sementes que plantamos, através das pessoas e das ferramentas que pomos ao dispor das mesmas. A formação das equipas em geral e principalmente das equipas comerciais é fundamental para que possamos aumentar as competências e a capacidade individual de cada elemento no que diz respeito à visão e à forma que podemos gerir alguns inputs do nosso subconsciente e assim poder criar uma equipa de Alto Desempenho.

 

Steps to creating a high-performance team

1º Passo

Uma das ferramentas que podemos colocar em prática e que identifico como eficaz, são as ferramentas PNL “Programação Neuro Linguística” uma tecnologia revolucionária criada nos E.U.A. Esta é uma das ferramentas que vai treinar como potenciar a performance da equipa, aumentar a produtividade e a capacidade de concretizar. É extremamente importante no treino da motivação, auto-estima, auto-confiança, transformar crenças, como lidar com medos, definir visão, missão e valores, e como desenvolver relacionamentos fortes e valiosos.

2º Passo

A procura de melhorar todos os dias, a procura de superação, vai nos permitir a saber sair da nossa zona de conforto e conquistar cada vez mais. Sempre que saímos da nossa zona de conforto, estamos a evoluir e a aprender.

3º Passo

Aprender e ter disponibilidade para tal é algo fundamental para todas as equipas, independentemente da sua experiência.

4º Passo

As mudanças, são uma constante que nos acompanha ao longo da nossa vida profissional e pessoal. A capacidade de adaptação a estas mudanças vai ser o nosso maior fator de sucesso e diferenciação. Para sabermos nos adaptar às mudanças temos que saber e estar disponíveis a aprender constantemente. As equipas de alto desempenho, são aquelas que não resistem à mudança e procuram formas de se adaptar e ser bem sucedidas, aquelas que se conseguem dotar de ferramentas e metodologias que lhes irão permitir tornarem-se lideres nas suas atividades e na sua vida.

5º Passo

Preparar a nossa equipa e transforma-la, é algo que deveremos procurar fazer. Queremos ter as pessoas certas nos lugares certos e apoiar a que as nossas pessoas se transformem em lideres. Nesse momento o máximo que a equipa já conseguiu não será nada comparado com o máximo que está a caminho de conseguir.

Apoiar a transformar pessoas e a criar novos lideres é algo que nas organizações, os já identificados lideres, deverão ter como objetivo com as suas equipas.

 

Quais as características que identificamos quando conseguimos criar uma equipa de alto desempenho?

Quando conseguirmos que isso aconteça iremos ter a nossa equipa com um compromisso emocional ao propósito da empresa, vamos conseguir que esta equipa faça melhor que a norma, melhor que a concorrência e melhor que equipas similares.

Nesse momento estamos a construir uma equipa de alto desempenho com entusiasmo, energia, compromisso e que com uma vantagem competitiva que dificilmente poderá ser copiada. Esta equipa sentirá motivação constante, disciplina e foco no desempenho que não deixarão que nenhum elemento fraqueje. Esta equipa lutará sempre para dar o KM extra e a superação será uma palavra de honra.

A liderança nas empresas, a clareza nos objetivos, a partilha da visão e o projeto futuro da empresa, a formação, a organização, a implementação de processos internos de melhoria continua, a importância do planeamento, a monitorização diária dos resultados e as conversas diárias em equipa, são um forte contributo para que as empresas e os negócios sejam bem sucedidos.

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Pedro Bessa
Pedro Bessa

Commercial & Marketing Director

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